Gerenciamento do empreendimento: Projetos e Obras

O Gerenciamento de Projetos e Obras exige profundo conhecimento em cada uma das áreas de atuação. O Know-how acumulado ao longo de muitos anos, permite administrar adequadamente todas as contratações necessárias, negociar melhores condições nas áreas de suprimentos e atender convenientemente as fiscalizações rígidas exigidas em cada novo projeto. Todos esses itens são absolutamente equacionados pelo sistema Vasserman de gerenciamento, resultando na diminuição dos custos do empreendimento, mantendo as obras dentro do cronograma pré estabelecido e sua plena segurança, preservando sempre a qualidade final da obra.

Atividades: Planejamento, Controle, Fiscalização e Comissionamento:

São as principais tarefas exigidas em cada projeto, maiores as exigências a depender da complexidade de sua concepção e execução.

Estudos de Viabilidade Técnico, Financeiro e Econômico:

Um estudo de viabilidade, independentemente da natureza ou do porte do empreendimento, é requisito obrigatório de qualquer novo projeto. O estudo de viabilidade é ferramenta fundamental do planejamento, pois reúne todas as variáveis do negócio e fornece os indicadores para que as decisões sejam tomadas. Dentro de um estudo de viabilidade são levados em conta três aspectos: técnico, financeiro e econômico.

Estudo Técnico

Cada projeto tem sua variável técnica distinta deve-se levar em consideração fatores como condições do solo, a inserção do empreendimento no entorno, as restrições geotécnicas e ambientais, as regras de uso, zoneamento e ocupação, entre outros. A abordagem técnica é o primeiro passo do estudo de viabilidade do projeto. É a partir dela que se seguirão os demais passos.

Estudo Financeiro

O estudo da viabilidade financeira vai se valer de muitas informações do estudo técnico, como o definição e dimensionamento das equipes, o perfil dos profissionais necessários, o prazo de conclusão em relação ao investimento, o custo total estimado de material e valores de horas homem, dentre os inúmeros requisitos. Em resumo, a viabilidade financeira é o custo calculado do projeto em mais de uma condição de prazo e valor de investimento. Requisito principal para que o projeto seja viável financeiramente é preciso que a capacidade de investimento dos envolvidos no empreendimento esteja à altura de, pelo menos, uma dessas projeções.

Estudo Econômico
A última variável é a econômica. Parte-se do princípio que toda obra tem uma finalidade e que essa finalidade exige sustentabilidade e está diretamente relacionada com margens de lucro. Critérios válido também para as obras públicas, com financiamentos por exemplo do Banco Interamericano ou Banco Mundial. No caso de projetos na área da saúde, a Vasserman participa de projetos com este tipo de investimento e que requer critérios rígidos de gerenciamento, controle e fiscalização dessas obras. O objetivo final dos estudos é garantir sua viabilidade, o retorno do investimento, em quanto tempo isso vai acontecer e qual o potencial de receitas e lucros para sua sustentabilidade nos anos subsequentes.